Consulta para Teste do Pezinho

O teste do pezinho é um exame integrado no âmbito do Programa Nacional de Rastreio Neonatal, para diagnóstico de doenças nas primeiras semanas de vida do bebé, por forma a promover o tratamento precoce.

Algumas crianças nascem com doenças que podem ser muito difíceis de diagnosticar clinicamente e que mais tarde podem vir a provocar problemas graves, tais como atraso mental, alterações neurológicas, problemas hepáticos, entre outros.

Através deste teste, cuja análise é oferecida pelo Sistema Nacional de Saúde, é possível pesquisar a presença de 24 destas doenças na primeira semana de vida da criança, antes do aparecimento de sinais clínicos, de forma a iniciar tratamento precoce, sempre que necessário saiba mais aqui: www.diagnosticoprecoce.pt.

A UTERUS tem uma equipa de enfermeiras disponível para realizar o teste do pezinho, através de uma colheita de sangue do pé do bebé. A colheita para teste do pezinho pode ser realizada nas nossas instalações ou no domicílio. Depois de colhida, a amostra é enviada para o Instituto Nacional de saúde Dr. Ricardo Jorge, que analisa gratuitamente todas as amostras colhidas a nível nacional.

Para ajudar o bebé a lidar com o desconforto associado à colheita, as enfermeiras convidam as mães a amamentarem o seu bebé durante o procedimento ou simplesmente a pegarem o bebé ao colo, para que se sinta mais seguro e tranquilo.

A equipa de enfermeira dá aos pais um código, para que possam aceder aos resultados através da plataforma digital www.diagnosticoprecoce.pt. Os pais só serão contactados pelo instituto se as análises não forem normais ou se houver necessidade de confirmação laboratorial.

Esta colheita pode ser feita isoladamente, ou em contexto de consulta de enfermagem de apoio pós-parto, na UTERUS ou no domicílio.

Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.