Consulta de Sono e Rotinas do Bebé

A adaptação do bebé ao mundo é repleta de desafios e com frequência os pais desesperam na tentativa de compreendê-lo. Frequentemente, os pais debatem-se com questões de sono, choro constante, cólicas, alteração de rotinas, entre outros. O maior dos desafios passa, muitas vezes, por ajudar o bebé a atingir o equilíbrio e autorregulação física e emocional, essencial à sua saúde.

Se precisa de orientações especializadas para ajudar o seu bebé a adaptar-se com harmonia, saúde e tranquilidade aos desafios da vida para além do útero materno, esta consulta foi criada a pensar em si.

Estes são alguns dos principais motivos que levam as famílias a procurar esta consulta:

  • “luta horas a fio contra o sono“
  • “está sempre a chorar, tem poucos momentos de tranquilidade”
  • “parece sofrer muito com cólicas ao final do dia“
  • “dorme pouco“
  • “só adormece na mama“
  • “desde que nasceu, parece que não conseguimos fazer mais nada para além de cuidar dele“

Nesta consulta a enfermeira especialista escuta as suas principais dificuldades. A partir daí, da observação do comportamento e da identificação dos recursos e dos sinais de saúde do bebé, procura descobrir os desafios que possam estar na origem do problema identificado e as ferramentas mais adequadas para a sua resolução. Desta forma, ajudará a promover um ajuste de rotinas e dinâmicas e a delinear novas estratégias que permitam (re)encontrar o equilíbrio, respeitando o tempo de autorregulação do bebé. Acreditamos que este é o caminho para melhorar os ciclos de sono e vigília e o desenvolvimento e regulação física e emocional de cada bebé.

As estratégias terão sempre como base o respeito pela criança e suas necessidades.
Não acreditamos em soluções ‘milagrosas’ estandardizadas.
Não se realizam treinos de sono, nem se determinam prazos para a aquisição de competências, ciclos ou rotinas.
Prometemos sim orientar os pais e outros cuidadores num caminho de compreensão e conhecimento, gradual e respeitador do ritmo natural de cada bebé. É um caminho desafiante que exige presença, entrega e sensibilidade, respeitando a individualidade da criança e dos seus cuidadores.

A consulta pode decorrer tanto nas instalações da UTERUS como no domicílio.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.