A Terapia Neural é uma terapia bio-reguladora que promove o equilibro global do corpo, a homeostasia.
Ao longo da vida, o organismo humano vai enfrentando diversos desafios, físicos e emocionais (stress, tóxicos, radiações, infeções, acidentes, cirurgias, situações de luto, entre outras). Um organismo saudável, tem a capacidade de se adaptar a grande parte destes desafios, mantendo a homeostase. Em situações de desafios mais intensos, do acumular de vários desafios ou de uma presença crónica de um determinado desafio desregulador, essa capacidade pode ser ameaçada, causando sintomatologia que pode reduzir a qualidade de vida ou até mesmo conduzir a patologias.
Durante a consulta de terapia neural, é realizada uma análise integrativa do funcionamento de todos os sistemas reguladores do organismo. Na presença de desequilíbrios, a terapia neural é aplicada no sentido de reequilibrar o sistema nervoso neuro-vegetativo, através da injeção de anestésicos locais (procaína), com uma agulha muito fina, em zonas específicas do corpo.
A aplicação de anestésicos locais diluídos repolariza e estabiliza o potencial de membrana das células. Através do processo de plasticidade neural, as células nervosas conseguem estabelecer novas conexões e formar novas redes neurais.
Situações em que a Terapia Neural pode ajudar:
- Dores crónicas e agudas (dores de cabeça/enxaquecas, dores musculares ou articulares, entre outras);
- Processos infeciosos de repetição;
- Estados inflamatórios generalizados;
- Alergias, asma e outras afeções respiratórias;
- Psoríase e outras afeções da pele;
- Distúrbios hormonais ou desequilíbrios da tiróide;
- Stress, fadiga, insónia, ansiedade ou depressão;
- Falta de concentração ou falta de memória.