A consulta de Psicologia Clínica para Terapia Sexual tem como principal objetivo ajudar a pessoa/casal a lidar com as dificuldades que possam surgir no contexto da sua sexualidade e conjugalidade.
A sexualidade e o desejo de intimidade são fatores essenciais no processo de desenvolvimento humano, contribuindo para o bem-estar, saúde física e saúde mental. São vários os fatores psicológicos, biológicos, sociais e relacionais que determinam a sexualidade humana.
Estes são alguns exemplos de períodos da vida da mulher que lhe podem trazer desafios extra para uma vivência saudável e feliz da sua sexualidade:
- transformações corporais, emocionais e sociais que podem interferir com o conhecimento, a aceitação e a integração do processo de construção de identidade de género e orientação sexual, com o desejo sexual, com o ato sexual e/ou como prazer sexual.
- desafios associados ao período da (pré)menopausa e do envelhecimento, entre eles a aceitação das alterações do corpo, integração de novos papeis, entre outros.
A vivência destas mudanças é variável, sendo frequente a mulher lidar de forma adaptativa com todas elas, encontrando um novo equilíbrio. Quando esse equilíbrio se avizinha difícil, estamos aqui para a acolher.
São algumas as situações que podem sinalizar a necessidade de procura de ajuda especializada, nomeadamente:
- a presença de dificuldades sexuais ao nível do desejo, excitação e/ou orgasmo, que causem níveis de interferência e mal-estar significativos
- a diminuição significativa dos níveis de satisfação sexual
- a perda significativa dos níveis de intimidade habituais no seio de uma relação
- dificuldades significativas na comunicação, na resolução de problemas e na tomada de decisão
- vaginismo e dor durante a relação de intimidade sexual
A consulta de Psicologia Clínica para Terapia Sexual segue o Modelo Cognitivo-Comportamental, que consiste numa abordagem estruturada e colaborativa e que permitirá adquirir estratégias cognitivas, emocionais e comportamentais para lidar com as suas dificuldades atuais, tendo em conta o seu contexto, história pessoal e individualidade.
As principais estratégias têm como objetivos a reconexão da pessoa com a sua própria sexualidade, a melhoria da capacidade de comunicação com o(a) parceiro(a), bem como um reforço dos níveis de intimidade e proximidade relacional, que contribuirá para um melhor funcionamento e satisfação sexuais.
O número de sessões é variável tendo em conta o tipo e grau das dificuldades e os objetivos definidos ao longo do processo psicoterapêutico.
A consulta de psicologia para terapia sexual pode ser realizada nas instalações da UTERUS ou por via digital.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.