Consulta de Reeducação Postural

A fase de transição da (pré)adolescência é marcada pela existência de grandes alterações corporais que implicam adaptações posturais e desafios ao nível do equilíbrio osteoarticular e músculo-esquelético. A fisioterapia pode ser, assim, um importante recurso de (re)equilíbrio do corpo da (pré)adolescente.

A Reeducação Postural Global (RPG), é um método terapêutico, exclusivamente manual, que oferece uma abordagem a várias patologias do foro músculo-esquelético a que a fisioterapia se dedica, entre elas questões morfológicas, articulares, traumáticas, respiratórias e desportivas.

Mais do que na patologia em causa, o RPG centra-se no indivíduo, tendo com os três princípios fundamentais:

  • individualidade: cada pessoa é única e reage de maneira diferente, não sendo indicado nenhum tratamento padrão por sintoma ou idade
  • causalidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do seu sintoma, não se devendo tratar apenas o local da dor
  • globalidade: o corpo humano deve ser abordado como um todo, num trabalho corporal ativo

O RPG é, assim, uma técnica global e ativa, que utiliza a respiração e consciência corporal como principais ferramentas. No caso da (pré)adolescência, é ideal que se iniciem os tratamentos de correção postural antes, ou imediatamente após, o primeiro ciclo menstrual.

A intervenção precoce pode fazer muita diferença nos resultados já que, nesta fase, as alterações hormonais são muitas e provocam grandes alterações a nível músculo esquelético. Por outro lado, os ligamentos e tendões ainda são ricos em elastina e o corpo extremamente permeável à correção e adoção de posturas corretas.

Os principais motivos de procura pela consulta de Reeducação Postural na (pré)adolescência são:

  • tratamento de escolioses da coluna vertebral
  • tratamento de dores menstruais fortes: para avaliação da mobilidade lombar e pélvica, ensino de técnicas de libertação miofascial e de alongamento ativo das cadeias musculares encurtadas

As consultas de fisioterapia podem ser realizadas nas instalações da UTERUS e ao domicílio. Estão disponíveis packs de consulta para as situações que necessitam de acompanhamento mais regular.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.