Avançar para o conteúdo

QUEDA DE CABELO: prevenir e tratar

É frequente ouvir várias mulheres mencionar que estão a ter uma queda de cabelo acentuada. Todas sabemos que uma mulher ver o seu cabelo ficar fino e tirar tufos de cabelo da banheira é horripilante.

No contexto atual de incerteza que vivemos, poderá verificar um agravamento da queda de cabelo. Em períodos de stress, o nosso corpo produz uma maior quantidade de cortisol que entre muitas coisas também altera a velocidade de crescimento dos folículos capilares (não são considerados essenciais para a nossa sobrevivência).

 

A boa notícia que lhe trago é que pode e deve ajudar o seu corpo, de forma a ter um cabelo mais saudável. Isto poderá passar por:

– FAZER ANÁLISES SANGUÍNEAS e perceber quais os níveis de hemoglobina, ferro, glicose, vitamina D, entre outros. Poderá até descobrir que está anémica, o que pode ter um impacto enorme na saúde do seu cabelo.

– GERIR O STRESS. Realizar estratégias para conseguir lidar melhor com o stress diário pode ajudar, nomeadamente realizar respirações profundas ou meditação diariamente. Todas as pessoas o conseguem fazer e de forma gratuita, pelo menos 10 minutos por dia. Poderá ser necessário tomar suplementos como vitaminas ou adaptogénicos que ajudem a diminuir os níveis de stress.

HORMONAS EQUILIBRADAS. Despistar por desequilíbrios hormonais através de testes funcionais e compreensivos poderão ajudar a perceber por exemplo se tem níveis de androgénios elevados (como num caso de Síndrome de Ovários Policísticos (SOAP)), que por sua vez podem causar uma perda de cabelo na cabeça e um ganho de pelos no rosto, pescoço ou peito.

– VERIFICAR A SUA PÍLULA. Muitas fórmulas de pílulas anticoncepcionais possuem progestina, que tem um elevado índice androgénico. A longo prazo, poderão contribuir para a diminuição do tamanho dos folículos capilares (pode ocorrer anos antes de reparar numa acentuada queda de cabelo).

BOM FUNCIONAMENTO DA TIRÓIDE. Se existirem alterações na tiroide podem existir desequilíbrios nas hormonas da tiroide, que poderão levar a uma queda de cabelo. Será necessário equilibrar.

ALIMENTAÇÃO. É importante verificar que está a ingerir níveis adequados de proteína a cada refeição, já que ela possui aminoácidos que estimulam a função construtora, fundamentais para uma boa saúde capilar.

 

Cuide de si! Qualquer questão, encontre-me disponível para esclarecer.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

fifteen − five =