Blog

DESAFIOS DA QUARENTENA APÓS O PARTO

O pós-parto, por si só, pode ser uma fase de isolamento em que a mulher dá por si em casa, com um bebé nos braços, e com toda uma fase de adaptação pela frente. A este isolamento quase natural, junta-se o novo desafio do COVID-19, que nos impede de receber visitas e ajuda de familiares ou pessoas amigas, que em outra altura, daríamos por garantida. Deixamos-lhe algumas dicas para que possa viver este período com mais saúde física, mas também mental.

COVID-19 QUADRO INFORMATIVO OMS/DGS | ORIENTAÇÕES COVID-19 GRÁVIDAS, PARTURIENTES e RECÉM-NASCIDOS

As mulheres grávidas têm mais riscos associados à infeção SARS-COV-2/COVID-19? Estou grávida. Como me posso proteger contra o COVID-19? As mulheres grávidas devem ser testadas para COVID-19? O COVID-19 pode ser transmitido de uma mulher para o seu bebé que ainda não nasceu ou ao recém-nascido? Que cuidados devem estar disponíveis na gravidez e no parto? As mulheres grávidas com suspeita ou confirmação de COVID-19 precisam de fazer uma cesariana? As mulheres com COVID-19 podem amamentar? Posso tocar/segurar no bebé recém-nascido se tiver COVID-19?

BEM-ESTAR NA QUARENTENA PARA GRÁVIDAS

Esta época de quarentena e isolamento social pode constituir um verdadeiro desafio ao bem-estar na gravidez. Assim, deixamos-lhe algumas dicas para que possa viver este período com mais saúde física, mas também mental.

PERÍNEO E PARTO – UMA AMIZADE POSSÍVEL?

“Quero fazer massagem ao períneo”. Esta é uma frase que ouço cada vez mais em consulta. E junto com ela surgem-me sempre uma mão cheia de interrogações: qual será a verdadeira motivação escondida nestas palavras? Será que tenho à minha frente uma mulher que pretende conectar-se com o seu corpo a pensar no momento do parto? Será que o diz apenas porque alguém lhe disse que era bom? Ou que era importante fazer?