Avançar para o conteúdo

O MEU BEBÉ ESTÁ SENTADO: E AGORA?

Leu vários livros, está a fazer preparação para o parto, pilates, idealizou um lindo parto normal e na eco o obstetra diz-lhe “o bebé esta sentado” 😩 Mas que frustração!

Cerca de 3 a 4% das mulheres chegam ao termo da gravidez com o bebé sentado e 90% destes bebés nascem por cesariana programada.

Uma técnica que pode ajudar o bebé a posicionar-se de cabeça para baixo é a moxabustão.

 

A moxabustão é uma técnica de Medicina Chinesa que consiste em estimular pontos de acupuntura por calor produzido pela queima de uma erva chamada artemisia vulgaris, geralmente utilizada no formato de bastão que se assemelha a um charuto.

No caso do bebé pélvico, é aquecido um ponto específico de acupuntura que se situa no dedo mindinho do pé. Trata-se de uma técnica gentil e não invasiva, de fácil auto administração, seguro e indolor.

Acredita-se que esta técnica estimule a produção de estrogénio placentário e prostaglandinas maternas, que por sua vez promove contrações uterinas e movimentação fetal.

As grávidas relatam que sentem o bebé mais mexido durante a técnica. Deve ser realizada consulta de acupuntura idealmente pelas 33/34 semanas, onde será realizada a técnica e ensinada para dar continuidade em casa.

 

Sugestão de Leitura: Effectiveness and Safety of Acupuncture and Moxibustion in Pregnant Women with Noncephalic Presentation: An Overview of Systematic Reviews

Espreite aqui o vídeo UTERUS Mini Tips sobre a Técnica de Moxabustão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eighteen + eighteen =