Avançar para o conteúdo

FAZER DO SONO UMA PRIORIDADE

No dia 14 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono, assinalado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da Primavera. Este dia pretende celebrar e alertar para a importância do sono, estando esta importância bem destacada no lema deste ano, proposto pela World Sleep Society, “Faça do sono uma prioridade”.

A vida em 2025 não é fácil. Vivemos numa sociedade que não para, em que tudo “é para ontem”, nada pode falhar e tudo é prioritário. O dia passa a correr e parece que todas as prioridades foram cumpridas menos as nossas.

blog sono scaled

Tendencialmente, uma das coisas que começa a “ficar para trás” é mesmo o sono… assim o mostram os estudos na população portuguesa. Em 2024, um estudo1 mostrou que 43% dos adultos reportaram não dormir o suficiente ou ter dificuldades em dormir, uma tendência que parece começar ainda na adolescência2. Verifica-se também que as mulheres são quase duas vezes mais suscetíveis de desenvolver dificuldades em dormir do que os homens.

As razões pelas quais “cortamos” no sono são inúmeras e muitas vezes são válidas! A questão é que quando não dormimos um sono de qualidade durante as horas que precisamos, não estamos a interferir apenas com o descanso do dia seguinte…

O sono é fundamental para o nosso bem-estar físico, fortalecer o sistema imunitário, reduzir o risco de doenças, para o funcionamento cognitivo e regulação emocional. Noites mal dormidas não impactam “só” a nossa saúde e bem-estar mental e emocional, levam a dificuldades na concentração, diminuição do tempo de reação, da criatividade, da capacidade de resolução de problemas e da produtividade em geral ,o que pode ser um dado relevante para quem deixa o sono em segundo plano para trabalhar mais…

 

A maior parte dos adultos precisa de dormir 7-9 horas o que significa que, muito provavelmente, a sua necessidade de sono estará algures neste intervalo. Cada pessoa tem uma necessidade individual, enquanto umas pessoas ficam bem com 7h de sono, outras precisam de 8h e outras de 9h… E, por mais que possamos desejar alterar a nossa, o número de horas de sono de que precisamos é uma “definição de fábrica”, não é possível alterar…

Então aproveite para ponderar…

  • Sente que dorme aquilo de que precisa?
  • Durante o tempo que dorme, o seu sono é profundo e de qualidade?
  • De manhã, sente-se restabelecida e pronta para viver o dia?
  • Será que consegue encontrar espaço para dormir um pouco mais? Será que é mesmo uma questão de priorizar o sono?

Dormir bem não devia ser um luxo porque é uma necessidade básica.
Neste Dia Mundial do Sono, faça dele uma prioridade. Dê-lhe espaço na agenda e durma bem durante as horas que precisa!

E, se desejar dormir mas não consegue, na UTERUS podemos ajudá-la.

 

[1] Oliveira, S., Sobrinho, C. A., Martins, A., Augusto, C., Araújo, O., Vieira, T., Macedo, A. P., & Rosário R. (2024). Sleep Disorders and Subjective Well-Being in Portuguese Adults: Evidence from a Representative Study. Sleep Science, 17(1), e1-e6. https://doi.org/10.1055/s-0043-1772812. ISSN 1984-0659.

[2] Amaral, O., Garrido, A., Pereira, C., Veiga, N., Serpa, C., & Sakellarides, C. (2014). Sleep patterns and insomnia among portuguese adolescents: a cross-sectional study. Atencion Primaria, 46(1), 191-194