A Consulta de Psicologia Clínica no Luto Gestacional tem como principal objetivo ajudar a pessoa/casal a gerir os desafios e dificuldades decorrentes do processo de luto por perda gestacional, no contexto de uma relação terapêutica de confiança e colaboração, promotora do desenvolvimento e da mudança.
O luto gestacional é um processo de adaptação ativado perante perdas vivenciadas durante a gestação e após o parto. Trata-se de uma experiência intensa, complexa e, muitas vezes, devastadora para quem a vive. Pode evocar uma ampla gama de manifestações, tais como a negação, o choque, sentimentos de culpa, zanga, revolta, tristeza, ansiedade, confusão, solidão ou uma sensação de vazio.
Esta experiência de sofrimento é frequentemente alvo de uma reação social de minimização e invalidação, que dificulta o processo de luto, contribuindo para que as pessoas se sintam sozinhas, incompreendidas e desamparadas na sua dor.
Se sente que o processo de luto está a interferir de forma continuada com o seu bem-estar, é importante procurar ajuda psicológica.
A Consulta de Psicologia no Luto Gestacional da UTERUS oferece um espaço seguro e acolhedor, onde cada experiência humana de luto é abraçada na sua singularidade e especificidade. No espaço terapêutico, é desenvolvida uma intervenção dirigida às necessidades de cada pessoa/casal, que favorece a expressão emocional, a gestão das mudanças nos vários domínios (social, conjugal, parental, laboral), a reconexão com necessidades pessoais, a construção de recursos para lidar com as dificuldades, ajudando a criar condições para a integração da perda, adaptação ao contexto de vida e recuperação do bem-estar. A perda gestacional nunca é esquecida, mas pode ser vivida com maior serenidade e transformada numa experiência integrada e significativa.
Alguns motivos que levam à marcação desta consulta incluem:
- Sentimentos persistentes de culpa, zanga, ansiedade, tristeza profunda ou vazio;
- Isolamento social como forma de evitamento (ex: para não ser confrontado com questões sobre a perda, para não ver mulheres grávidas ou bebés);
- Problemas nas relações afetivas (com o/a companheiro/a, familiares…);
- Dificuldades em retomar a rotina diária e em exercer eficazmente os diversos papéis (laborais, parentais, sociais…);
- Alterações no padrão de sono;
- Consumo aumentado de substâncias.
O número de sessões é variável tendo em conta o tipo e grau das dificuldades e os objetivos definidos ao longo do processo psicoterapêutico.
A Consulta de Psicologia no Luto Gestacional pode ser realizada nas instalações da UTERUS ou por via digital.
Contacte-nos aqui para mais informações.