Consulta de Saúde Menstrual e Gestão da Fertilidade

O ciclo menstrual, é um importante sinal vital, “barómetro de saúde”. Único e com características individuais em cada mulher. Para uma vivência saudável e positiva da sua saúde, é essencial que cada mulher conheça, compreenda, aceite e acolha os sentimentos, as alterações corporais e os comportamentos associados às diferentes fases do seu ciclo menstrual ao longo da sua vida. Este conhecimento revela-se fundamental para que ela seja capaz de detetar precocemente situações de stress e distress do seu organismo, manifestadas por irregularidades e disfunções menstruais diversas ou mesmo infertilidade.

Nos meses que se seguem ao parto, o ciclo menstrual feminino é influenciado por hormonas características desta fase, que se traduzem em manifestações corporais específicas deste período e a mulher/casal voltará/ão a ter que gerir a sua fertilidade. Torna-se assim fundamental que se informem sobre qual a melhor alternativa para a gestão da sua fertilidade tendo em conta as suas condições de saúde, as suas escolhas individuais e em casal e a fase de vida em que estão.

Esta consulta pretende ser um apoio para informar sobre as alternativas possíveis e as vantagens e desvantagens de cada método, tendo em conta se estão a amamentar exclusivamente, em aleitamento misto ou se não estão a amamentar. No caso das mulheres/casais que desejam realizar uma gestão natural da sua fertilidade, é importante que se familiarizem antecipadamente com o método, para que o possam utilizar com eficácia, e aprendam a identificar os sinais de saúde e de stress inerentes a este período.

As mulheres que queiram aproveitar a vantagem que lhes traz o facto de estarem a amamentar os seus bebés, cumprindo os critérios de amenorreia lactacional, deverão informar-se antecipadamente.

Nesta consulta é realizada uma avaliação do estado global de saúde da mulher: qualidade do sono, funcionamento digestivo e intestinal, estado nutricional, atividade física, gestão de stress, características do ciclo menstrual, doenças associadas, utilização de contracetivos ou métodos alternativos na gestão de fertilidade. Esta avaliação será o ponto de partida para o estabelecimento de um plano personalizado de saúde.

O método proposto em consulta para promover a gestão natural da fertilidade é o método sintotérmico com base nos sinais primários e sinais secundários de fertilidade cuja eficácia na prevenção de uma gravidez é de 99,6%. Estando a mulher a amamentar e cumprindo os critérios para utilizar o método de amenorreia lactacional este tem uma eficácia de prevenção de gravidez superior a 98%.

Esta consulta é dinamizada por uma enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica, sub especializada em saúde menstrual e fertilidade. Pode ser realizada na UTERUS ou por via digital.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.