Consulta de Mindfulness

O Mindfulness pode ser definido como a capacidade para estar presente no aqui e no agora, com uma postura curiosa, bondosa e sem ajuizar. Consiste em estar com a experiência interna e externa do momento presente, sem estarmos amarrados ao peso do passado e ao medo do futuro. A sua prática tem demonstrado muitos benefícios para o bem-estar físico e psicológico.

Os desafios psicossociais associados à (pré)adolescência, esta fase de transição mulher-menina, ao nível das transformações que vão acontecendo com o seu corpo, as suas emoções e até as relações sociais e familiares, são momentos marcados por uma grande ambiguidade de sensações e vivências, que podem ir desde muito positivas até muito negativas. As dificuldades sentidas por algumas pré-adolescentes para acolher e integrar essas transformações podem conduzi-las a quadros de intensa ansiedade, frustração, irritação e/ou isolamento.

O treino da capacidade para ser ‘mind full’ pode ajudar as pré-adolescentes a integrarem essas transformações de um modo mais positivo, com os seguintes efeitos:

  • maior capacidade de autorregulação emocional
  • diminuição do humor depressivo, dos níveis de medo, stress, ansiedade e irritabilidade

Muitos dos efeitos referidos prolongam-se para toda a vida.

De uma forma geral, as sessões poderão ajudar a pré-adolescente a ser mais resiliente, a resolver os desafios pessoais de forma mais adaptativa e, acima de tudo, a viver este período da sua vida de um modo mais positivo e significativo.

As sessões são individualizadas e podem acontecer em formato presencial ou digital.
Para assegurar uma boa prática dos exercícios que vão ser propostos e respetivos benefícios, será importante o uso de roupa confortável. Um bloco de notas poderá também ser útil, para breves anotações.

Para as sessões presenciais sugerimos ainda que traga consigo uma toalha para colocar sobre o colchão ou marquesa e uma manta, para uso individualizado.
Para as sessões digitais, será necessário também que tenha em casa um colchão de ginástica (ou outra superfície onde se possa deitar/sentar confortavelmente), uma ou duas almofadas (ou zafu), uma cadeira e uma manta. Nestes casos, é importante que o espaço permita alguma mobilidade, privacidade e que não esteja sujeito a interrupções. A temperatura deverá também ser ajustada ao conforto pessoal.

O número de sessões é variável tendo em conta o tipo e grau das dificuldades e os objetivos definidos ao longo do processo psicoterapêutico.
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