Isabel Ferreira

ENFERMEIRA ESPECIALISTA EM SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA com formação e experiência em partos fisiológicos e partos na água
CONSELHEIRA DE AMAMENTAÇÃO pela OMS/UNICEF
FORMADORA DE PREPARAÇÃO AQUÁTICA PRÉ-NATAL E BEBÉS AQUÁTICOS pela Aquanatal –
Oostend
INSTRUTORA DE MASSAGEM INFANTIL pela APMI
FORMADORA CERTIFICADA PELA EVIDENCE BASED BIRTH®
MESTRE EM ENFERMAGEM,
com a tese Empowerment: Preferência e Valorização das Grávidas face aos Cuidados de Enfermagem Pré-Natais
DOUTORANDA EM CIÊNCIAS DE ENFERMAGEM,
a desenvolver tese intitulada Práticas dos Enfermeiros Especialistas na Promoção do Parto Normal e Experiências Positivas de Parto


A área da saúde e da formação foram desde cedo para mim fonte de motivação. Sou uma apaixonada pela fisiologia feminina e pelo reconhecimento e recrutamento de processos internos de autorregeneração e cura, sobre uma perspetiva global e integrativa.

A escolha pelo curso de enfermagem surgiu como uma das opções que mais completavam esta motivação, acima de tudo pelo papel do enfermeiro na promoção da saúde, do empowerment, da qualidade de vida, da autodeterminação e da tomada de decisão livre e informada no contexto da sua saúde.

Foi ainda no curso base de enfermagem que tive o meu primeiro contacto com a obstetrícia: em ERASMUS, na Finlândia, tive a oportunidade de assistir a um nascimento especial – um casal, sentado num banco de parto (pai atrás e mãe na frente), numa relação de profunda intimidade, empurrava o seu bebé para a vida com confiança e força, apoiado por uma equipa calma e respeitadora. Olhando para o bebé recém-nascido, ainda ligado à mãe pelo cordão umbilical, a ser abraçado e acarinhado por ambos pais, emocionados, senti que este era um dos caminhos com que me identificava.

Com o aprofundamento dos conhecimentos durante a especialização e mestrado em enfermagem de saúde materna e obstétrica, surgiu a motivação extra para o início de uma procura, dentro e fora do país, por modelos de intervenção movidos pela evidência científica e pelos valores humanos.

Como enfermeira parteira tive a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar competências relacionadas com o apoio e o acompanhamento do casal durante a gravidez e o parto fisiológico, dentro e fora de água, complementando pelo apoio após o parto e o aconselhamento na amamentação, seguindo o modelo de cuidados Midwifery Model of Care.

A experiência de mais de uma década na dinamização de cursos e workshops para casais sobre preparação para o parto/nascimento e a parentalidade e a experiência e a formação pós-graduada na área da saúde materno fetal ajudaram-me a aprimorar estratégias de empowerment e auto-capacitação e a construir um método muito próprio, centrado na mulher, no casal e na família.

A paixão pela saúde integrativa da mulher levou-me ainda a aprofundar conhecimentos e a desenvolver competências de promoção da saúde sexual e do autoconhecimento relacionado com a sexualidade feminina.

Hoje, para além dos cuidados de saúde à mulher e sua família, dinamizo também cursos de formação pós-graduada para profissionais de saúde, tendo sido convidada para lecionar em diferentes universidades do país nos últimos anos.

A missão pela promoção da qualidade dos cuidados de saúde sexual e reprodutiva e pela defesa dos direitos das mulheres, levaram-me a criar, conjuntamente com a minha querida amiga e colega de equipa Diana Lopes, a Associação Vozes da Mulher, a qual presido atualmente, e a abraçar o desafio da Vice-Presidência da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras.


FORMAÇÃO EM DESTAQUE

_ Curso 5P LOGSURF: Método Proprioceptivo Abdomino-pelviperineal, 2020
_ Reanimação Neonatal Integrativa com Karen Strange, 2019
_ Gestão Natural da Fertilidade, 2019
_ Spinning Babies®, 2018
_ Ciclo Parir em Movimiento: Anatomia Funcional del Parto Fisiologico® com Núria Vives, 2015-2028
_ Perspectiva Psico-Neuro-Endócrino-Imunológica e Modelo Salutogénico aplicados à Gravidez e ao Parto por Verena Schmidt e Anna Rossetti, 2013-2017
_ Título de Especialista em Enfermagem, 2013
_ Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, 2012
_ Formações internacionais relacionadas com a assistência ao parto na água, 2008, 2009 e 2013
_ Rebozo Technique pela ENCA, 2011
_ Massagem Tailandeza na Gravidez, 2010
_ Formações internacionais relacionadas com a assistência ao parto domiciliar e cuidados holísticos para situações de emergência em partos domiciliares, 2008
_ Preparação pré-aquática, aclimatização de bebés na água e iniciação da prática do parto na água, pela Aquanatal, 2008
_ Instrutora de Massagem Infantil pela APSI, 2007
_ Especialidade em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, 2007
_ Conselheira em Aleitamento Materno segundo a OMS e a UNICEF, 2006