Na UTERUS contamos com um grupo de Enfermeiras Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica e uma Médica Obstetra, especializadas no apoio e acompanhamento de mulheres e famílias desde a preconceção e gravidez até ao período pós parto e durante a amamentação.
Privilegiamos um modelo salutogénico e integrativo de acompanhamento continuado durante o período de gravidez, parto e pós-parto, com ciência, segurança, privacidade, carinho e respeito.
Muitas mulheres e casais que desejam ter o bebé num hospital público, contratam profissionais de saúde externos ao hospital para lhes dar um apoio continuado, orientando-os e acolhendo-os durante todo o processo, o que lhes aumenta a sensação de segurança e promove experiências de parto mais positivas.
O acompanhamento hospitalar é possível nos hospitais que estão atualmente a permitir a entrada de mais do que um acompanhante da grávida durante o trabalho de parto (enfermeira parteira, doula, fotógrafa…). É também possível nos hospitais que permitem apenas 1 acompanhante – no entanto, nestes casos a grávida terá de escolher o profissional como o seu único acompanhante durante o parto.
Quando é ativado o serviço, a equipa de enfermeiras parteiras fica à chamada 24h/24h.
Quando a grávida suspeita que começou o trabalho de parto, contacta telefonicamente a enfermeira parteira, que seguirá posteriormente ao seu encontro para validar o diagnóstico de início de trabalho de parto. A enfermeira parteira dá apoio à mulher no domicílio durante a fase inicial de trabalho de parto, orientando para o hospital durante a fase ativa de trabalho de parto.
Mediante o desejo da mulher, a enfermeira parteira poderá ainda acompanhá-la desde casa até ao hospital, transmitir à equipa de saúde que recebe a grávida os dados clínicos recolhidos no domicílio e continuar com o seu apoio no hospital, até ao nascimento do bebé.
Assim que a grávida der entrada no hospital, o acompanhamento clínico passa a ser realizado pela equipa do bloco de partos, pois só é permitido pelos hospitais, neste momento, que os acompanhantes da grávida prestem apoio emocional e cuidados de suporte e conforto.
O apoio durante a gravidez, no parto ou após o parto podem ser requeridos separadamente. No entanto, o acompanhamento da equipa durante o trabalho de parto implica sempre algum acompanhamento durante a gravidez.
A filosofia de cuidados da nossa equipa é baseada nos princípios básicos do Midwifery Model of Care, incluindo:
- análise dos seus sinais de saúde e promoção do seu equilíbrio global (corpo, mente e espírito)
- informá-la sobre as reais opções disponíveis em cada fase da gravidez e do parto e respetivos riscos e benefícios associados
- apoiá-la na elaboração do plano de parto
- apoiá-la para a tomada de decisão informada
- oferecer-lhe disponibilidade para ficar à chamada 24h/24h
- garantir-lhe uma continuidade de cuidados
- informá-la, capacitá-la e incentivá-la para a utilização de métodos não farmacológicos para conforto e progressão do trabalho de parto (massajem, rebozo, posicionamentos, técnicas de respiração, vocalizações, entre outros)