Apoio Gravidez, Parto e Pós-parto por Enfermeira Parteira

O apoio continuado na gravidez, parto e pós-parto na UTERUS é realizado por Enfermeiras Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica e uma Médica Obstetra, especializadas no apoio e acompanhamento de mulheres e famílias que pretendem experiências de parto fisiológico, com segurança, privacidade, carinho e respeito.

Privilegiamos o modelo de acompanhamento continuado, durante o período de gravidez, parto e pós-parto, e apoiamos mulheres em trabalho de parto e parto, dentro e fora de água, no hospital ou no domicílio. Alguns casais também solicitam os serviços da nossa equipa para diagnóstico e acompanhamento inicial do trabalho de parto, de forma a evitarem idas ao hospital antes da fase ativa de trabalho de parto.
O apoio durante a gravidez ou após o parto podem ser requeridos separadamente. No entanto, o acompanhamento da equipa durante o trabalho de parto e o parto implica sempre acompanhamento na gravidez.

São três as modalidades de assistência mais requisitadas:

  • Acompanhamento durante gravidez, com acompanhamento na fase inicial de trabalho de parto, até dar entrada no hospital, e nas primeiras semanas após o parto / nascimento.
  • Acompanhamento completo da gravidez, com acompanhamento durante trabalho de parto / parto em hospital particular e nas primeiras semanas após o parto/nascimento.
  • Acompanhamento completo durante a gravidez e o trabalho de parto / parto domiciliar e nas primeiras semanas após o parto / nascimento.

Cada enfermeira especialista compromete-se a:

  • analisar sinais de saúde e promover o equilíbrio global da grávida (corpo, mente e espírito)
  • informar o casal das reais opções disponíveis em cada fase da gravidez e do parto e respetivos riscos e benefícios associados
  • apoiar a decisão informada do casal
  • oferecer disponibilidade de contacto telefónico 24h
  • garantir a continuidade de cuidados
  • informar, capacitar e incentivar para a utilização de métodos não farmacológicos para conforto e progressão do trabalho de parto, incluindo parto na água

A filosofia de cuidados é baseada nos princípios básicos do Midwifery Model of Care, procurando em cada encontro identificar, realçar e potenciar recursos e sinais de saúde, promovendo o equilíbrio materno-fetal (corpo, mente e espírito), potenciando o empowerment para o parto e a parentalidade e promovendo o potencial para parto fisiológico, sempre que esse for o desejo da mulher.

O acompanhamento pode ser realizado tanto nas instalações da UTERUS como no domicílio. Podem também ser realizadas consultas por via digital.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.