Consulta Saúde Menstrual e Gestão da Fertilidade

O ciclo menstrual, é um importante sinal vital, “barómetro de saúde”. Único e com características individuais em cada mulher. Para uma vivência saudável e positiva da sua saúde, é essencial que cada mulher conheça, compreenda, aceite e acolha os sentimentos, as alterações corporais e os comportamentos associados às diferentes fases do seu ciclo menstrual ao longo da sua vida. Isso também se revela fundamental para que ela seja capaz de detetar precocemente situações de stress e distress do seu organismo, manifestadas por irregularidades e disfunções menstruais diversas ou mesmo infertilidade.

Nesta consulta é realizada uma avaliação do estado global de saúde da mulher (ou do casal, para as situações de dificuldade em engravidar): qualidade do sono, funcionamento digestivo e intestinal, estado nutricional, atividade física, gestão de stress, características do ciclo menstrual, doenças associadas, utilização de contracetivos ou métodos alternativos na gestão de fertilidade. Esta avaliação será o ponto de partida para o estabelecimento de um plano personalizado de saúde.

O método proposto em consulta para promover a gestão natural da fertilidade é o método sintotérmico com base nos sinais primários e sinais secundários de fertilidade cuja eficácia na prevenção de uma gravidez é de 99,6%.

Esta consulta é dinamizada por uma enfermeira especialista em saúde materna e obstétrica, subespecializada em saúde menstrual e fertilidade, disfunções de ciclo e nutrição ortomolecular na saúde fértil feminina e masculina.

Foi especialmente criada para as mulheres/casais que desejam:

  • conhecer o seu ciclo menstrual e como funciona a sua fertilidade de forma mais aprofundada
  • conhecer as alternativas para gerir a sua fertilidade
  • gerir a sua fertilidade de um modo natural
  • reconhecer os sinais de saúde associados ao ciclo menstrual e de fertilidade
  • promover qualidade ovócitaria
  • perceber as funções do esperma
  • promover a qualidade do esperma
  • adquirir recursos para promover e/ou restabelecer a sua saúde menstrual e fertilidade, em caso de distress de ciclo

As situações mais frequentes de distress que surgem em consulta englobam casais com dificuldade em engravidar e mulheres com alterações da menstruação / disfunções de ciclo como: amenorreia de causas várias, oligoamenorreia, fases foliculares longas/ciclos longos, sangramentos anovulatórios, fase folicular curta, fase lútea insuficiente, amenorreia hipotalâmica funcional, hiperprolactinémia, menstruações abundantes, síndrome pré-menstrual, dores menstruais, entre outros.

As consultas podem ser realizadas na UTERUS ou por via digital. Estão disponíveis packs de consulta para as situações que necessitam de acompanhamento mais regular.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.