Consulta de Nutrição Funcional e Nutrigenética

A nutrição funcional tem um papel fulcral no desenvolvimento da imunidade, na regulação hormonal, no controlo de peso, na saúde da pele e tecidos, na saúde intestinal, entre outros. No fundo, tem um papel de regulação global da saúde do organismo.

Numa abordagem funcional e integrativa, procura-se, mais do que gerir sintomas, encontrar a causa subjacente, avaliando o indivíduo como um todo e analisando os diferentes aspetos que podem interferir com a sua saúde. Por esta razão, todas as recomendações são personalizadas, já que cada pessoa é única. No fundo, pretende-se oferecer/potenciar as “ferramentas” necessárias para o que o corpo possa autorreparar-se.

O reequilíbrio nutricional pode ser um veículo chave para a saúde global do organismo. Durante a consulta é recolhida informação clínica necessária para a elaboração do plano alimentar, nomeadamente através de um exame físico, avaliação da composição corporal, anamnese, história alimentar, entre outros. Enfatiza-se a educação alimentar e fornecem-se estratégias práticas para a adoção dos novos planos alimentares e/ou mudanças necessárias ao estilo de vida. Uma participação ativa e uma atitude proativa de corresponsabilidade são fatores indispensáveis para a obtenção do equilíbrio estado nutricional.

Entre os motivos mais frequentes para marcação de consulta de nutrição funcional destacamos:

  • gestão e controle de peso
  • gestão de sintomas associados a endometriose e adenomiose
  • situações recorrentes de acne, obstipação, candidíases e/ou infeções urinárias
  • síndrome de ovários poliquísticos
  • apoio na gestão do plano alimentar individual/familiar

A consulta de nutrição pode ser realizada nas instalações da UTERUS ou por via digital.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.