Consulta de Psicologia

A Consulta de Psicologia Clínica foi criada para ajudar a (pré)adolescente a lidar com as eventuais dificuldades biopsicossociais que possam surgir neste período da sua vida.

Embora a identidade pessoal se vá adquirindo ao longo das diferentes etapas do desenvolvimento de cada pessoa, a (pré)adolescência ocupa sem dúvida um lugar central na construção desta identidade. Os desafios psicossociais associados à (pré)adolescência, esta fase de transição mulher-menina, ao nível das transformações que vão acontecendo com o seu corpo, as suas emoções e até as relações sociais e familiares, são momentos marcados por uma grande ambiguidade de sensações e vivências, que podem ir desde muito positivas até muito negativas. As dificuldades sentidas por algumas pré-adolescentes para acolher e integrar essas transformações podem conduzi-las a quadros de intensa ansiedade, frustração, irritação e/ou isolamento.

Adicionalmente, o (pré)adolescente vê-se confrontado com o seu próprio processo de construção de identidade de género e orientação sexual, um processo intenso de autodescoberta e autoclassificação. Alguns dos motivos de procura pela consulta de psicologia clínica na UTERUS prendem-se com as dificuldades sentidas pela (pré)adolescente para descobrir, integrar, aceitar e explorar a sua identidade sexual.

Motivos frequentes para a procura pelo apoio da Psicóloga Clínica da UTERUS:

  • violência, incluindo bullying
  • ansiedade, depressão, frustração, irritação e/ou isolamento
  • anorexia, bulimia ou outros distúrbios que possam estar associados à aceitação da imagem corporal

A consulta de psicologia clínica na UTERUS segue o Modelo Cognitivo-Comportamental, que consiste numa abordagem estruturada e colaborativa e que permitirá adquirir estratégias cognitivas, emocionais e comportamentais para lidar com as suas dificuldades atuais, tendo em conta o seu contexto, história pessoal e individualidade.

O número de sessões é variável tendo em conta o tipo e grau das dificuldades e os objetivos definidos ao longo do processo psicoterapêutico.

A consulta de psicologia pode ser realizada nas instalações da UTERUS ou por via digital.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.