Diana Lopes

FISIOTERAPEUTA na Saúde da Mulher
FISIOTERAPEUTA PEDIÁTRICA
INSTRUTORA DE PILATES CLÍNICO


Sou fisioterapeuta, mas sou acima de tudo uma mulher apaixonada pela missão de ajudar outras mulheres a conhecerem e compreenderem o seu corpo, através do movimento e da educação para a saúde.

Licenciei-me em Fisioterapia em 2011 pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto. Foi ainda na universidade que se despertou o meu interesse pela área da gravidez e pós-parto, temas da minha tese de licenciatura. O meu percurso na UTERUS começou poucos meses depois, estava 2012 a começar. Aqui encontrei a oportunidade de fazer o que mais gosto, enquanto cresço, como mulher e profissional, em equipa, em partilha.

O movimento e a expressão corporal sempre me fascinaram. Talvez por isso o complemento da formação em Pilates, método da qual sou instrutora, me tenha feito tanto sentido pouco tempo após concluir o curso – e seja hoje um recurso tão importante no meu dia-a-dia.

Esta paixão pela área da saúde da mulher foi crescendo comigo, enquanto me descobria profissionalmente. Com ela, cresceu também a curiosidade em saber mais, e o compromisso e a responsabilidade de prestar os melhores cuidados, com uma prática baseada em evidência. Assim, procuro regularmente atualizar e alargar o meu conhecimento, através de formações especializadas na área da saúde da mulher e saúde infantil, e deixo-me inspirar pelo conhecimento e experiência de formadoras nacionais e internacionais que partilham da mesma motivação.

Nesta busca de conhecer e compreender o corpo humano, em toda a sua complexidade anatómica e funcional, encontrei na formação em Osteopatia pela Escuela de Osteopatía de Madrid (EOM), uma visão integrada, que me permitiu explorar novas hipóteses no processo de raciocínio clínico, e aprofundar competências na área da terapia manual.

A UTERUS é uma segunda casa para mim. Aqui, tenho conhecido mulheres fantásticas, e tenho o privilégio de trabalhar em equipa com algumas delas. Aqui, encontrei valores em que me reconheço, e um modelo de cuidados verdadeiramente centrado nas mulheres que nos procuram. Adoro a minha profissão e é com uma enorme alegria que, diariamente, procuro colocar todo o meu coração, conhecimento e experiência clínica no apoio às mulheres.

Foi desta partilha com as vivências de tantas mulheres, e inspirada pela energia inesgotável da amiga, colega de equipa e mentora Isabel Ferreira, que foi crescendo em mim a motivação para assumir um papel ainda mais ativo na promoção dos direitos da mulher. Assim nasceu a Associação Vozes da Mulher, da qual sou atualmente vice-presidente. Acredito que, na saúde como na vida, o caminho se faz de informação, liberdade de escolha, tolerância e respeito pelo outro.


FORMAÇÃO EM DESTAQUE

_ Osteopatia Pediátrica, Escuela Osteopatia Madrid (EOM) 2020-2021
_ Osteopatia (Estrutural, Craneal e Visceral), Escuela Osteopatia Madrid (EOM) 2015-2021
_ Curso 5P LOGSURF: Método Proprioceptivo Abdomino-pelviperineal, 2020
_ Terapia Manual Avançada no Pavimento Pélvico, 2019
_ Gestão Natural da Fertilidade, 2019
_ Spinning Babies®, 2018
_ Ciclo Parir em Movimiento: Anatomia Funcional del Parto Fisiologico® de Núria Vives, 2015
_ A Intervenção da Fisioterapia nas Disfunções Sexuais, 2014
_ Pilates Matwork e Pilates Studio, 2012