Sessões Aquáticas na Gravidez

A equipa de enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica desenhou um conjunto de 4 sessões aquáticas, que podem ser realizadas em qualquer fase da gravidez, e oferecem à grávida/casal a oportunidade de realizar vários exercícios, numa piscina de SPA, que lhe proporcionará uma experiência de relaxamento e bem-estar. A piscina é aquecida e a qualidade da água criteriosamente controlada.

Durante as sessões, terá a oportunidade de experimentar, em perfeita simbiose, sensações semelhantes às do feto durante a gravidez.
A intimidade e o relaxamento transmitidos por este tipo de exercícios induzem a libertação de endorfinas conhecidas por promover o bem-estar e pelo seu efeito analgésico. Quando realizada em casal, o envolvimento íntimo entre ambos durante os exercícios promove a vinculação entre eles e com o seu filho.

Os exercícios de flutuação, os sons emitidos debaixo de água e a respiração na água são promotores de fortes ligações com o seu filho.
Os exercícios respiratórios aumentam a oxigenação materna e fetal e os exercícios da região pélvica são fundamentais para fortalecer os músculos pélvicos, preparando-os para os desafios da gravidez e do parto e prevenindo a incontinência urinária pré e pós-parto.

Durante a sessão são ainda treinadas técnicas de autocontrolo e autoconfiança, promotoras de um nascimento mais empoderado.

OBJETIVOS:

  • promover a ligação mãe-pai-bebé
  • diminuir o stress e promover o relaxamento
  • promover o alinhamento postural e diminuir a compressão sobre as articulações
  • ativar a circulação sanguínea e melhorar a oxigenação materna e fetal
  • reduzir a acumulação de líquidos/inchaços

Datas e horários: 
Sessões de grupo: Terças-feiras, das 11h30 às 12h30
Sessões personalizadas: a agendar de acordo com a disponibilidade do casal
Local: Piscina do Ginásio Be in Balance
Avenida de França 132, 4050-276 Porto |  https://www.beinbalance.pt/
Formadoras: Cátia Quintas e Isabel Ferreira – Enfermeiras Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica 

Nota: devido à pandemia só é possível a inscrição em par ou casal, de forma a garantir que a grávida tem sempre acompanhante para os exercícios.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.