Consulta de Obstetrícia

As consultas de Obstetrícia na UTERUS são realizadas por uma médica especialista em saúde obstétrica e ginecológica que defende a perspetiva integrativa da promoção da saúde, tendo por base a promoção do equilíbrio global e o bem-estar físico, mental, emocional e social da mulher e não apenas a prevenção e o tratamento de doenças e sintomas.

Sempre que houver necessidade, é possível a realização de ecografia, assim como outros exames de diagnóstico e/ou tratamento, em contexto da consulta.

Estas são as recomendações da Direção Geral de Saúde para as ecografias obstétricas de rotina para o caso de uma gravidez saudável:

  • Realizar 1ª consulta, o mais precocemente possível e até às 12 semanas de gravidez (1º trimestre de gravidez);
  • Realizar as consultas de vigilância pré-natal, após a 1ª consulta:
    • a cada 4-6 semanas até às 30 semanas;
    • a cada 2-3 semanas entre as 30 e as 36 semanas;
    • a cada 1-2 semanas após as 36 semanas até ao parto.

Todas as grávidas, entre as 36 e as 40 semanas, devem ter acesso a uma consulta no hospital onde se prevê que venha a ocorrer o parto, programada de acordo com as especificidade estabelecidas em cada Unidade Coordenadora Funcional (UCF).

No caso de existirem riscos clínicos associados à mulher grávida ou ao feto, ou outras necessidades adicionais identificadas pela mulher ou pela obstetra, pode justificar-se a realização de consultas médicas adicionais.

As consultas são realizadas nas instalações da UTERUS ou por via digital. As consultas por via digital não permitem a realização de exames físicos e clínicos.
Contacte-nos aqui para mais informações ou agendamento.